6 de maio de 2014

Segredos do palácio

Data da viagem: fevereiro de 2014

Tem aquela piada antiga sobre um náufrago que se vê sozinho na ilha deserta com a Sharon Stone (insira aqui uma beldade mais contemporânea, se desejar) e depois de meses de idílio, pede a ela pra fingir que é um amigo. Ela topa. Ele chega perto dela e diz: cara, você não vai acreditar. Tô comendo a Sharon Stone.

Haha.

Piadinhas bobas de lado, uma das coisas boas de estar na presença de algo belo é poder compartilhar essa beleza com os outros. Porém na cidade do Porto uma das atrações mais incríveis não pode ser fotografada.

O Palácio da Bolsa era a antiga bolsa de valores da cidade e foi construído para impressionar os negociantes que passavam por lá.

Hoje, o edifício abriga a Associação Comercial do Porto. Por pertencer a uma instituição privada, só é possível visitá-lo com hora marcada. E nada de fotos – seus amigos vão ter que acreditar no que você contar…

Palácio da Bolsa - fachada

Em frente ao palácio há uma estátua do Infante Dom Henrique. Foto: Concierge.2C [CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)%5D

A fachada não dá pistas sobre o interior. Que é riquíssimo – as salas são cobertas com ouro e jacarandá vindos, adivinhem, do Brasil. Algumas paredes repetem o truque de mimetizar a madeira escura com pintura.

Palácio da Bolsa - interior

O Salão Árabe é um dos orgulhos da arquitetura portuense. Foto: Josep Renalias [CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)%5D

Quando estamos de férias é chato ter que ficar marcando hora, se programando para estar em determinado lugar na hora certa. Usando a internet pelo celular, foi até bem simples agendar nossa visita – aliás, brasileiramente marquei, desmarquei e remarquei, tudo sem estresse. Quando finalmente consegui estar no lugar certo na hora certa foi só aproveitar a visita guiada. Sem fotos, é claro.

-Monix-

 

Deixe um comentário

CATEGORIA

Cidades - Europa, Porto

Tags

, ,