Checkpoint Charlie
20 de março de 2015

Cortina enferrujada

Data da viagem: março/2013

Para entender o século XX, não há lugar melhor que Berlim. A cidade foi palco dos principais eventos marcantes do século em que nasci – e, como jornalista filha de uma entusiasmada professora de história, me emocionei reconhecendo os cenários reais onde aconteceram tantas coisas que conhecia de ouvir falar, nos livros de história e nos noticiários de minha infância e adolescência. Uma presença ainda marcante, muito viva, são os sinais da Guerra Fria. Durante quase meio século, a cidade, encravada no meio da Alemanha Oriental, que integrava o bloco soviético, foi dividida ao meio por um muro brutal, aterrorizante, quase onipresente. E cujos restos mortais se apresentam à nossa vista, como um souvenir de uma era que acabou tão bruscamente quanto teve início.

Muro de Berlim

O muro, na verdade, eram dois – com um fosso no meio.

Há vários lugares onde se podem ver resquícios da cidade dividida em duas – mas no Memorial do Muro de Berlim está o maior trecho preservado, onde é possível entender como ele foi erguido para intimidar os cidadãos de ambos os lados. Em tempos antigos, as cidades erguiam muros para se unir contra inimigos externos. Em nossa era contemporânea, a humanidade foi capaz de construir um muro para segregar supostos inimigos dentro de uma mesma cidade, dividindo famílias, afastando amigos, destruindo histórias em comum. Foi a materialização da metafórica “Cortina de Ferro“, que, felizmente, a história se encarregou de corroer.

2013-02-13 15.44.01

Checkpoint Charlie

Para passar de um lado para o outro, só encarando a nada simpática polícia da fronteira.

Para conhecer os detalhes mais inacreditáveis desse período absurdo, visitamos o Museu do Checkpoint Charlie, uma das passagens autorizadas entre os dois setores da Berlim da Guerra Fria. A reconstituição do temido posto de fronteira hoje convive com lanchonetes e lojinhas de souvenirs. Um lembrete irônico de que, por mais que às vezes pareça o contrário, o tempo não para.

-Monix-

Anúncios

Participe da conversa! 1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

CATEGORIA

Berlim, Cidades - Europa

Tags

, ,